Projeto Esquadrão da Matemática-Lapidando Diamantes

O projeto “Esquadrão da Matemática: Lapidando Diamantes”, propõe uma aventura em que os alunos recebem missões com resolução de desafios matemáticos com base nos conteúdos do 7º ano e questões da Prova Brasil e Obmep, além de desafios sobre a conduta na vida diária. Estes desafios devem levar os discentes à reflexão sobre valores necessários para o desenvolvimento individual de cada um, auxiliando na percepção de que os mesmos podem ser os protagonistas de sua família, comunidade e vida.
Nessa aventura os alunos exploram uma mina de diamantes fictícia representada pelo próprio bairro, pois as ruas do bairro onde está situada a escola são nomeadas com nomes de pedras preciosas, o nome da rua em que está a escola, por exemplo, é Rubi. Cada rua explorada terá uma missão que quando concluída os recompensará com a pedra preciosa correspondente ao nome da rua.
Os desafios deverão ser resolvidos em grupo e algumas vezes com a família.
Ao final da aventura, após vencer todas as missões e encontrar todos os diamantes, o projeto leva o aluno a perceber que eles são “verdadeiros diamantes” fazendo-os compreender a dignidade de suas vidas.
O projeto traz competitividade em algumas atividades, mas no final precisa ser cooperativo para que todos descubram o “verdadeiro diamante”.

“Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.” (Oliveira, 2007, p. 5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo do Alvo-

Desenho misterioso no plano cartesiano

Multiplicação e divisão de números inteiros.