Projeto 2016!


Este projeto será desenvolvido com o 6 ano B, e vem com o tema dos jogos olímpicos que esse ano serão realizados no Brasil. Pensando em motivar a sala faremos atividades usando a modelagem matemática e jogos, com exemplos práticos da matemática nos variados esportes.

O projeto tem o formato de competição, em que os alunos serão divididos em equipes cada uma representando um país e irão investigar e resolver situações matemáticas relacionadas aos esportes olímpicos.

Com este tema também teremos a oportunidade de falar sobre alguns valores expressivos na prática esportiva como esforço, superação, disciplina, coragem, resiliência, empoderamento, respeito ao próximo e as diferenças étnicas.

O grande desafio hoje em sala de aula é tornar os conteúdos interessantes aos alunos. Motivá-los a estudar e a gostar de desafios e resolução de situações problema pode se tornar mais fácil relacionado a um tema atual e interessante como os Jogos Olímpicos, principalmente esse ano em que o evento esportivo se realizará em nosso país.
Ao conversar com a sala sobre a relação do esporte com a matemática e sobre a hipótese de um projeto que unisse as duas coisas percebi um entusiasmo por parte da maioria da sala.
É fato que podemos trabalhar vários conceitos matemáticos através da modelagem matemática no esporte. Essa modelagem pode ser dinâmica além de criar valores necessários para desenvolver ao máximo o potencial de cada um.
Acredito muito que o aluno deve ser feliz agora enquanto aprende e não apenas aprender para ser feliz amanhã. Também devemos acender a chama da esperança e do sonho no coração de cada um. E o esporte possui elementos necessários para faze-los sonhar e aprender com alegria.
 O educador japonês Tsunesaburo Makiguti, que lutou contra todo um sistema educacional autoritário no Japão na década de 30, dizia que a criança deve ser feliz enquanto aprende. Por isso acredito na aula no formato de jogo que estimule o aluno a enfrentar desafios que lhe tragam resultados agora, e que permita que ele use e se aproprie de conceitos matemáticos para isso.
Por outro lado, devem se sentir responsáveis por um mundo melhor e devem compreender sua importância, dos outros e do conhecimento para sua transformação, para transformação do seu cotidiano e para a transformação do mundo. Por isso com este projeto vamos criar valores.
A resolução de situações problema é fundamental na aprendizagem de matemática. Para resolver situações problema o aluno deve sentir interesse pelo desafio e pela descoberta, deve sentir-se inspirado e confiante ao encontrar as soluções. E aprender a lidar com as frustrações quando não vencer. O projeto deve estimular o aluno a resolver situações aplicando a matemática de forma dinâmica e construtiva.

A grandiosa revolução humana de uma única pessoa um dia vai impulsionar a mudança total do destino de um país, além disto, será capaz de transformar o destino da humanidade.
Daisaku Ikeda


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo do Alvo-

Desenho misterioso no plano cartesiano

Multiplicação e divisão de números inteiros.