Projeto 2016!
Este projeto será desenvolvido com o 6
ano B, e vem com o tema dos jogos olímpicos que esse ano serão realizados no
Brasil. Pensando em motivar a sala faremos atividades usando a modelagem
matemática e jogos, com exemplos práticos da matemática nos variados esportes.
O projeto tem o formato de competição,
em que os alunos serão divididos em equipes cada uma representando um país e
irão investigar e resolver situações matemáticas relacionadas aos esportes
olímpicos.
Com este tema também teremos a
oportunidade de falar sobre alguns valores expressivos na prática esportiva
como esforço, superação, disciplina, coragem, resiliência, empoderamento,
respeito ao próximo e as diferenças étnicas.
O grande desafio
hoje em sala de aula é tornar os conteúdos interessantes aos alunos. Motivá-los
a estudar e a gostar de desafios e resolução de situações problema pode se
tornar mais fácil relacionado a um tema atual e interessante como os Jogos
Olímpicos, principalmente esse ano em que o evento esportivo se realizará em
nosso país.
Ao conversar com a sala sobre a relação do esporte com a matemática e
sobre a hipótese de um projeto que unisse as duas coisas percebi um entusiasmo
por parte da maioria da sala.
É fato que podemos trabalhar vários conceitos matemáticos através da
modelagem matemática no esporte. Essa modelagem pode ser dinâmica além de criar
valores necessários para desenvolver ao máximo o potencial de cada um.
Acredito muito que o aluno deve ser feliz agora enquanto aprende e não apenas
aprender para ser feliz amanhã. Também devemos acender a chama da esperança e
do sonho no coração de cada um. E o esporte possui elementos necessários para
faze-los sonhar e aprender com alegria.
O educador japonês Tsunesaburo Makiguti, que
lutou contra todo um sistema educacional autoritário no Japão na década de 30,
dizia que a criança deve ser feliz enquanto aprende. Por isso acredito na aula
no formato de jogo que estimule o aluno a enfrentar desafios que lhe tragam
resultados agora, e que permita que ele use e se aproprie de conceitos
matemáticos para isso.
Por
outro lado, devem se sentir responsáveis por um mundo melhor e devem
compreender sua importância, dos outros e do conhecimento para sua
transformação, para transformação do seu cotidiano e para a transformação do
mundo. Por isso com este projeto vamos criar valores.
A
resolução de situações problema é fundamental na aprendizagem de matemática.
Para resolver situações problema o aluno deve sentir interesse pelo desafio e
pela descoberta, deve sentir-se inspirado e confiante ao encontrar as soluções.
E aprender a lidar com as frustrações quando não vencer. O projeto deve
estimular o aluno a resolver situações aplicando a matemática de forma dinâmica
e construtiva.
A grandiosa revolução humana de uma única pessoa um dia vai
impulsionar a mudança total do destino de um país, além disto, será capaz de
transformar o destino da humanidade.
Daisaku Ikeda
Comentários
Postar um comentário