Aprendendo com o mestre-Educação Soka

Na mensagem, depois de estender sinceras congratulações aos estudantes e aos pais, Shin’ichi Yamamoto discorreu sobre a fábula de Esopo chamada O Mercador e o Burro.
Um burro, carregando um fardo de sal, atravessava um riacho quando escorregou e caiu. ( foto na p. D5) Uma parte do sal dissolveu-se na água, tornando a carga do burro mais leve. Extasiado com esse resultado, o burro decidiu... cair de propósito na água para aliviar sua carga da próxima vez. Entretanto, o fardo desta vez em particular não era de sal, mas de algodão. Portanto, quando o burro caiu no riacho, o algodão ficou encharcado de água. O peso só aumentou e infelizmente, ele se afogou.
Shin’ichi queria destacar em sua mensagem que, se formos preguiçosos e buscarmos o caminho mais fácil, podemos acabar nos machucando.
Ele escreveu: “Vocês podem, por vezes, ter problemas, dificuldades que talvez pareçam ser um pesado fardo. Podem ser repreendidos por algum professor ou se sentir tristes por não terem ido bem no trabalho da escola. Podem levar a pior numa discussão com um amigo e ficar realmente com muita raiva ou chateados em consequência disso. Mas essas experiências, esses ‘pesados fardos’ os ajudarão a se tornarem grandiosos. Assim como o inverno sempre se transforma em primavera, muitas vezes, depois de fatos tristes na vida, seguem-se acontecimentos agradáveis e felizes.
O bambu não quebra sob o peso da neve. Ele simplesmente suporta e aguarda com paciência a chegada da primavera repleto de esperança. Isso não significa sofrerem sozinhos. Se tiverem problemas, contem aos pais ou busquem conselhos com professores e bons amigos. Vocês são como jovens brotos de bambu com muito para crescer. Com um coração amplo e aberto, desenvolvam-se com saúde e espírito forte, e aprendam a ser flexíveis e persistentes como o bambu”.
Os olhos das crianças brilhavam intensamente.
Shin’ichi desejava ensinar aos jovens estudantes a mais relevante maneira de viver: encarar as dificuldades de cabeça erguida. Se criassem o hábito de evitar dificuldades, no fim só atrairiam infelicidade.

Caderno Nova Revolução Humana
Capítulo: “Novos Brotos”
Edição 2319 - Publicado em 16/Abril/2016 - Página D1
Volume 27, Partes 1 a 9)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo do Alvo-

Desenho misterioso no plano cartesiano

Multiplicação e divisão de números inteiros.