Círculos e circunferências na matemática e na vida.
1.Tema: Círculos e circunferências na matemática e na vida
2.Objetivos:
2.Objetivos:
- Compreender e conceituar círculos e circunferências;
- Identificar raio e diâmetro ;
- Visualizar círculos concêntricos e simetria rotacional;
- Calcular o grau do ângulo de simetria rotacional;
- Perceber que em círculo visualizamos uns aos outros e que eu enxergo todos da mesma distância quando estou no centro;
- Perceber que todos somos diferentes fisicamente, em gostos e em sentimentos, mas se um sair do círculo afeta todo o grupo;
- Perceber que todos estamos ligados pelo mesmo centro, no caso da escola o mesmo objetivo :estudar e se desenvolver ,por isso devemos respeitar cada um;
3.Turma envolvida: 36 alunos do 7º ano B
4.Metodologia:
- Sentar na circunferência maior um ao lado do outro;
- Me posicionei ao centro;
- Conversa sobre os conceitos de círculo ,circunferência, raio, diâmetro, círculos concêntricos e simetria rotacional;
- Conversa sobre a importância de se olhar e de respeitar a diversidade;
- Conversa de unir vários pontos com o mesmo objetivo e sobre estarmos todos interligados;
- Conversa sobre a importância do coração e de prezar todas as pessoas;
- Sentar no lugar do colega ao lado no sentido horário e sentir com o corpo a simetria rotacional.
- Levantar e ainda em círculo das as mãos e sentir a energia do outro.
5.Avaliação:
- A aula foi produtiva com a participação e compreensão dos alunos ;
- Falei tranquilamente e ouviram atentamente;
- Se emocionaram em alguns momentos;
- Sentiram vergonha ao dar as mãos , mas todos deram;
- Ficaram felizes ao ver que foi fácil encontrar o ângulo de simetria rotacional pois pra nossa sorte hoje no círculo foi formado por 36 alunos;
- Pediram para ter mais aulas de matemática na quadra.
- Poderia ainda ter levado o barbante para representar os raios e diâmetros.
Parabéns colega pelo empenho!
ResponderExcluirObrigada Adriano
ExcluirObrigada Adriano
Excluir