Coordenadoria Educacional da BSGI

Coordenadoria Educacional “A educação nos torna livres... É por meio da educação que nos libertamos da impotência, da falta de segurança sobre nós mesmos. O indivíduo que foi liberado de dúvida, que aprendeu a confiar em si mesmo, é naturalmente capaz de acreditar na capacidade latente do outro. A educação nos permite olhar para além das diferenças superficiais, de perceber a grandeza da terra e a grandeza do mar da vida que sustenta a todos nós.” (Daisaku Ikeda) Educação para a cidadania plena, de forma a possibilitar as condições necessárias para atingir a felicidade. Este é o propósito da educação Soka. Para os educadores da BSGI, “não devemos questionar qual é o papel da educação na sociedade, mas sim, qual o papel da sociedade na educação”[1], pois trata-se de um instrumento de fundamental importância para a realização de uma mudança social positiva. A educação é o propósito máximo da vida humana e é por meio dela que edificamos novas gerações de cidadãos dispostos a promover uma nova era de realizações. Com base nesses fundamentos e por meio de ações concretas e efetivas, a Coordenadoria Educacional vem realizando grandes projetos em meio à sociedade como forma de contribuir para o seu desenvolvimento. A Educação Soka é um conceito criado em 1930 pelo educador japonês Tsunessaburo Makiguti, cujo pilar central de suas ações é a Educação Humanística, que consiste em forjar pessoas por meio do aprimoramento constante do ser humano – transformação interior. Não se trata de mera transmissão de conhecimentos sobre técnicas e metodologias, transformação interior, traz em seu conceito a necessidade de uma "autoreforma" para que caminhos sejam abertos ao desenvolvimento da verdadeira sabedoria, aquela que tornará o ser humano potencialmente confiante, pleno e com rico senso humanista e de valorização da vida. A Coordenadoria Educacional da BSGI, embasada nas propostas filosóficas do Sistema Educacional Soka, atua com voluntários em três departamentos: 1) Departamento de Educação Humanista Soka – Depehus; 2) Departamento Makiguti em Ação e; 3) Departamento de Estudos e Práticas em Ciências da Educação – Depeduc. Desenvolver e aprofundar a filosofia humanística, por meio de uma educação focada em princípios de respeito à dignidade da vida, de forma a possibilitar o desenvolvimento criativo e transformador de cada indivíduo. Este é o propósito fundamental da Coordenadoria Educacional que, em sua essência, baseia-se na capacitação de pessoas para a liderança, felizes e conscientes de sua missão, enquanto cidadãos plenos. Para a BSGI a relação entre a educação e a paz é sinérgica. "A responsabilidade essencial da educação é fomentar na mente dos jovens um amor pela humanidade e o espírito para dedicar-se em prol de seu povo e prol da sociedade", enfatizou o filósofo, poeta, pacifista e presidente da SGI, Daisaku Ikeda. E, complementa o pensamento, "a tarefa da educação deve se fundamentar em oferecer um conhecimento que sirva para a promoção da felicidade humana e da paz”. O ideal de promover projetos educacionais voltados à criação de pessoas imbuídas pelo amor à Humanidade e dedicação à construção de uma Cultura de Paz é o norteador de todas as ações da Coordenadoria Educacional. Departamento de Educação Humanista Soka – Depehus Um pequeno abecedário colorido se enfileira diante de uma mulher que observa atentamente. Seu olhar demonstra receio e insegurança, as mãos trêmulas tentam escolher a letra certa para compor a palavra solicitada. Vacilantes, os dedos a traem e sobrevoam uma e outra letra, cérebro e olhos lutando para obter a resposta certa. Percebendo a angústia da aluna, a garota se adianta e ajuda na escolha, com paciência e benevolência infinitas. As palavras que pronuncia são carinhosas, repletas de suaves encorajamentos. As mãos de ambas se encontram e, juntas, escolhem as letras e formam a palavra: CIDADANIA. Todos os dias, em algum lugar deste imenso país, uma cena parecida com esta se repete. São as turmas de alfabetização em 40 horas, método inédito e revolucionário que já proporcionou a milhares de pessoas, a felicidade da obtenção de conhecimento por meio da leitura e escrita. O atual Depehus (antigo Departamento de Alfabetização de Jovens e Adultos) mantém três frentes de atuação: O Curso de Alfabetização para Jovens e Adultos; a Academia Magia da Leitura e Projeto Piloto para o Fundamental II. Atualmente o departamento está presente em 42 pólos: 15 dos quais têm a EJA – Educação para Jovens e Adultos –, e Academia Magia da Leitura; 25 só Academia Magia da Leitura e 2 só a EJA. De 1987 a 2009 (22 anos) foram alfabetizadas 7.800 pessoas. E em 2010, 200 pessoas receberam seus certificados de conclusão. Alfabetização Existe desde 1987 e confere aos participantes o principal passaporte para a cidadania: o direito de aprender a ler e escrever. Os participantes são atendidos nos chamados Pólos de EJA, distribuídos em diferentes localidades de São Paulo e também em vários Estados do Brasil. Geralmente funcionam nas Sedes Regionais da BSGI ou em salas oferecidas pelas escolas públicas. O método, pioneiro, é resultado de experimentações realizadas ao longo de cinco anos (de 1983 a 1987) pelo antigo Departamento de Alfabetização para Jovens e Adultos, consolidado na proposta de alfabetização em 40 horas/aula, totalizando 160 horas em quatro etapas. Academia Magia da Leitura Uma das mais recentes ações da Coordenadoria em prol do combate ao analfabetismo funcional entre os associados é a Academia Magia da Leitura. Trata-se de um aprimoramento natural da antiga Sala Magia da Leitura, que se originou da necessidade de aprimoramento das habilidades dos recém-alfabetizados pela Associação. No início surgiu como um reforço e complemento às aulas de alfabetização. A Academia, porém vai muito além uma vez que visa “encantar” a todos com o empoderamento que a leitura trás à vida das pessoas em geral. Utilizando materiais diversos os participantes são convidados a ingressar no fantástico e inusitado mundo da leitura e nela, travar conhecimento com personagens imortais da Literatura. O objetivo é fomentar a paixão pelo ato de ler e produzir textos, interpretar e transmitir com competência os conhecimentos absorvidos com suas leituras pessoais a partir do aprimoramento das habilidades no tripé: oralidade, leitura e escrita. A Academia Magia da Leitura acontece nas Sedes Regionais da Associação e em Polos de Alfabetização localizados em Escolas Públicas espalhados por todo o Brasil (são 45 locais). Projeto Piloto – Fundamental II O projeto piloto para o Ensino Fundamental II surgiu a partir do desejo dos associados alfabetizados pelo Departamento que desejavam continuar os estudos, porém, não se adaptaram à rotina da escola pública. Inúmeras eram as dificuldades apontadas pelos educandos: “é muito rápido; tem muita matéria; fica o tempo todo copiando da lousa e, às vezes, antes de se anotar tudo apagam a lousa; o ambiente é de muita bagunça e desrespeito”, etc. Assim, buscando de alguma forma colaborar, durante os anos de 2008 e 2009 – foi criada uma sala experimental de estudos com disciplinas de 6º ao 9º ano. Em 2010 a Coordenadoria Educacional formalizou esta iniciativa orientando para a elaboração de um projeto piloto. O objetivo maior deste projeto é a preparação dos estudantes para os exames do ENCCEJA[2]. Departamento Makiguti em Ação Na sala de aula, cerca de 20 pares de olhos ávidos e sagazes perscrutam cada movimento das voluntárias. Todas têm sede de conhecimento e há muito já perceberam que e as atividades mensais com as voluntárias do programa Ação Educativa Makiguti têm fomentado e enriquecido suas atividades diárias em sala de aula. “É uma alegria quando estas pessoas chegam para o nosso encontro mensal”, comenta uma delas, “aprendemos coisas tão simples mas que nunca havíamos nos atentado para a utilização em sala de aula”. Ao longo de mais de 20 anos, as ações do Departamento Makiguti em Ação, promoveram milhares de ações pontuais e gerais em centenas de escolas espalhadas por todo o Brasil. Só em 2010, em consonância com a nova adequação, 23 escolas foram atendidas pelo programa, com participação de 750 professores e 12.100 alunos. Foram aplicadas, nos encontros mensais, oito oficinas com os professores com a participação média de 340 professores. O programa Ação Educativa Makiguti é uma prática pedagógica voltada para a REVITALIZAÇÃO da EDUCAÇÃO focada no desenvolvimento do ilimitado potencial e competência dos alunos. Justificativa A metodologia pedagógica da Ação Educativa foi criada com foco no tripé: escola, família e sociedade e tem como base o Sistema Educacional Soka (Sistema de Criação de Valores), do educador e primeiro presidente da SGI, Tsunessaburo Makiguti, publicado em seu livro Educação para uma Vida Criativa. Nesta obra, revela a necessidade de o aluno sentir-se feliz na escola, bem como cultivar e desenvolver seu caráter. Esta metodologia utiliza a linguagem artística como ferramenta estimuladora da capacidade criativa, provocando a reflexão e a mudança de paradigmas sobre o processo de aquisição de conteúdos pedagógicos no ambiente escolar, além de possibilitar ações impactantes que conduzam o educando para a construção de uma identidade saudável, gerando um desenvolvimento educativo, cultural e econômico que traga prosperidade contínua, independente das adversidades. Os voluntários da Ação Educativa Makiguti são profissionais e técnicos ligados à áreas da educação e transmitem seus conhecimentos técnicos, sem vínculo financeiro, político e religioso. O mentor desta ação é o atual presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, filósofo, humanista, poeta e escritor, fundador das escolas Soka do Japão, de Los Angeles, Coréia, China e do Brasil. Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento das Ciências da Educação – Depeduc Criado em 1994 para ser um núcleo de atendimento a pais e alunos com dificuldades no processo ensino-aprendizagem, o Depeduc cresceu e desenvolveu-se. É hoje um grupo de estudos e de busca por projetos que se tornem referência em fundamentos da educação humanista. Suas atividades envolvem: pesquisas continuadas, disseminação do conhecimento, publicações e premiações das práticas educativas transformadoras e dos laços e intercâmbios com membros e sociedade, no Brasil e no mundo. Equipe Multidisciplinar São profissionais ligados a áreas do conhecimento humano envolvidos na educação. Cada qual cede suas especialidades para o desenvolvimento e divulgação da educação humanística, embasada nos princípios da BSGI. Em encontros semanais, estes profissionais elaboram projetos pontuais como a promoção da Agenda 21[3] nas escolas com o objetivo de promover a conscientização dos agentes educacionais para a importância deste documento. E em parceria com a SGI – ONG filiada à ONU da qual a BSGI é a representante no Brasil – promovem a Carta da Terra[4] junto aos principais agentes sociais essenciais para a sua implantação. Objetivos específicos Desenvolver ações diferenciadas para agregar a Educação Soka nas atividades dos demais departamentos da Coordenadoria Educacional e em projetos voltados à atuação junto à sociedade; Consolidar as diretrizes de educação soka; Incentivar os projetos pedagógicos de base humanista em meio à sociedade. Projetos em andamento Agenda 21 e Carta da Terra - Educação em prol de uma Cultura de Paz – Este projeto que tem como objetivo contribuir para a criação de um ambiente de cooperação e sinergia entre a comunidade, os pais, alunos e profissionais do CEI na busca de melhorias para a comunidade local. Foi implantado no Centro de Educação Infantil Jardim Campos, na cidade de São Paulo, a premissa é promover a melhoraria da sociedade em vivemos, partindo da reforma interior de cada indivíduo, ampliando a consciência da interrelação do homem com seu meio-ambiente, por meio do cultivo de uma genuína Cultura de Paz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogo do Alvo-

Desenho misterioso no plano cartesiano

Multiplicação e divisão de números inteiros.