Postagens

Mostrando postagens de março, 2012

Multiplicação e divisão de números inteiros.

Nas apostilas que os alunos recebem do Sistema Objetivo de Ensino os exercícios envolvendo divisão e multiplicação de números inteiros vem na forma de tabela de jogos,para eles só colocarem os resultados.Em nossas aulas essa semana dividi a sala em grupos e fizemos o jogo na sala.Os alunos deveriam sortear dois números inteiros e dividir quando divisíveis ou multiplicar quando não-divisíveis,depois somamos os pontos de cada grupo e ainda no final comparamos os resultados para fazer a classificação e decidir o grupo campeão. Foi uma atividade bem satisfatória pois envolveu as 4 operações com números inteiros ,a comparação,o respeito entre os grupos e a solidariedade com o colega que tinha dúvidas na hora de resolver sua operação.Tivemos uma boa participação da sala e tiramos dúvidas que surgiam durante a competição.

Lindo!!!

Imagem
Beethoven, que sobrepujou extremas dificuldades e executou canções de triunfo da alma, em seus últimos anos recebeu um jovem que o procurou. Ele o incentivou como se o abraçasse, dizendo: “Faça outras pessoas felizes o máximo que puder, porque dessa forma nenhum espírito será mais elevado ou brilhante”.   

Dia do Patrono

IMÍDEO GIUSEPPE NÉRICI  Cadeira 39 Antecessor Imídeo Giuseppe Nérici nasceu em Bagni di Lucca, Itália, no dia 16 de março de 1915. Cursou o primário no Grupo Escolar Major Hermógenes, em Cruzeiro, São Paulo. Licenciado em Pedagogia e Filosofia pela Universidade do Brasil (Rio de Janeiro), foi orientador educacional, psicólogo e professor de várias instituições de ensino normal e superior nas áreas da educação, psicologia e filosofia. Ministrou numerosos cursos promovidos pelo MEC/CADES e orientou missões pedagógicas do MEC em vários Estados, tendo também lecionado em várias universidades e faculdades brasileiras e da América Latina (Argentina, México, Bolívia e Paraguai). Vários de seus livros publicados foram traduzidos para o espanhol e italiano, e seus temas são sobre didática, orientação educacional, psicologia, lógica, administração escolar. Algumas de suas publicações são “Introdução à Orientação Educacional”, “Didática Geral” e “O Homem e a Educação”. O professor Imídeo Giuseppe

32 anos

Hoje foi o aniversário mais feliz da minha vida.Só tenho a agradecer tudo que tenho conquistado.Tenho o filho mais lindo do mundo,minha mãe e meus irmãos sempre ao meu lado,meu pai hoje um pouco mais próximo,grandes amidos,uma profissão que amo mais a cada dia(amo meus alunos,até os "terríveis").Pertenço a Soka Gakkai,tenho um mestre da vida Daisaku Ikeda e pratico uma religião maravilhosa que me enche de energia,de alegria e me ensina a prezar cada pessoa sempre!Por isso tudo me sinto muito feliz e eternamente grata a todos os momentos de minha vida!Obrigada,obrigada e obrigada!

Adição e Subtração de Números Inteiros Relativos

Hoje fiz uma atividade bem legal nos 7º anos.Dividi a sala em dois grupos e distribui aleatoriamente coletes verdes e vermelhos, emprestados gentilmente pela professora de Educação Física, Rosângela.O grupo com coletes verdes representou números positivos e o grupo com coletes vermelhos os números negativos.Depois os alunos representaram os números sorteados por seus representantes e somamos negativos e positivos.O objetivo era  todos compreenderem que quando somamos números positivos e negativos quando temos sinais iguais somamos e conservamos o sinai,e quando adicionamos números com sinais diferentes subtraímos e o sinal do resultado é o sinal do número de maior valor absoluto.Eles perceberam claramente isso e também conseguiram compreender que quando juntamos números opostos o resultado é sempre zero.Foi muito produtiva a aula,com grande participação dos alunos.

Comparação de Números Inteiros Relativos

Primeiro- Os alunos devem  desenhar em uma folha de sulfite números negativos e positivos.Cada aluno deve desenhar um número no centro da folha e colorir de forma que todos possam visualizar de longe. Segundo -Os alunos devem formar a reta numérica com os números desenhados por eles.Eles devem se colocar na ordem correta. Terceiro- O professor deve pedir para que dois alunos deem um passo a frente e pedir para que a sala diga qual é o maior,qual é o menor.Os alunos podem representar o sinal de maior ou menor com o próprio braço.Mostrando que o maior dá cotovelada no menor,por exemplo. O professor também pode usar esta atividade para falar sobre números opostos,mostrar todos os menores ou maiores que um dado número.Pode explorar bastante este momento. É uma atividade em que todos participam e conseguem compreender muito bem estes conceitos.