Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2011

Que bom!

Maravilhosa palestra ontem com Maria Helena Negreiros.Ela é incrível.Aprendi muito e melhor com isso fiquei morrendo de vontade de aprender mais...

Não senhor Ministro!

Nosso Ministro da Educação quer ampliar de 200 para 220 os dias letivos (4 semanas a mais de aula) na Educação Básica. Sr. Ministro da Educação, nós, professores, convidamos-lhe a passar apenas uma semana na sala de aula da Educação Básica, tanto na escola pública, quanto na escola particular, fazendo as ações inerentes a profissão docente (planejamento; correções; acompanhamentos; relatórios; atendimento aos pais; mediação em sala; etc...) para que sinta o quanto o trabalho do professor é INTENSO. Na época em que o Ministro foi aluno as férias eram de 3 meses, havia menos alunos por turma, os professores eram respeitados, as famílias mais estruturadas e com mais tempo para os filhos. Hoje o contexto e a demanda são outras, o que justifica uma carga horária mais HUMANA. Sugiro que o Ministro pense em AÇÕES PÚBLICAS que favoreçam verdadeiramente as crianças (lazer, saúde, alimentação, trabalho e moradia digna para os pais, etc...) porque não se aprende e se torna cidadão

O Sol e o Vento.

O SOL E O VENTO “O sol e o vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte. O vento disse: - Provarei q sou o mais forte. Vê aquela mulher q vem lá embaixo com um lenço azul no pescoço? ... Aposto como posso fazer com q ela tire o lenço mais depressa do q vc. O sol aceitou a aposta e recolheu-se atrás de uma nuvem. O vento começou a soprar até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais a mulher segurava o lenço junto a si. Finalmente, o vento acalmou-se e desistiu de soprar. Logo após, o sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente p/ a mulher. Imediatamente ela esfregou o rosto e tirou o lenço do pescoço. O sol disse, então, ao vento: - Lembre-se disso: “A gentileza e a amizade são sempre mais fortes q a fúria e a força.” BOM FINAL DE SEMANA A TODOS!!!

Nossa parte!

Está mais do que na hora de parar e pensar sobre essas coisas ruins que estão acontecendo na nossa sociedade.Sempre nos chocamos no momento,passa um certo tempo e simplesmente esquecemos,não fazemos nada,aceitamos td como se fosse normal e como se não estivesse em nossas mãos a solução.Está na mão de quem?Será que não podemos nada mesmo?

Deixe secar...

DEIXE SECAR... DEPOIS... Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte, Júlia sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar, porém Mariana não podia, pois iria sair com sua mãe naquela manhã. Júlia então, pediu à coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha na gara gem do prédio. Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial. Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada. Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou: - 'Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo? Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão'. Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria, ir ao apartament

A decisão do mestre é minha decisão.

A RIQUEZA DA VIDA - Daisaku Ikeda " Hoje mais uma vez, decido dedicar a minha vida ao Kossen Rufu, De ser tão forte que nada abalará a paz de meu espírito, De transmitir saúde, alegria e esperança a todos que eu encontre, De fazer com que meus amigos sintam que há algo de bom e magnífico neles, De olhar o lado positivo das coisas e de ser otimista na vida, De só pensar no melhor, e de me esforçar para agir e admirar o melhor, De ser feliz pela vitória dos outros como pela minha própria, De não esquecer os erros do passado e de avançar decidido a obter os melhores resultados no futuro, De dedicar tanto tempo ao meu aperfeiçoamento pessoal que não sobrará nenhum para criticar os outros, De ser forte contra o medo, nobre contra a cólera, firme contra a dúvida, De aprofundar a minha fé a cada dia para que o Gohonzon me indique a estrada a seguir na vida! "

Meu mestre diz:

"Precisamos de Professores que possuam a capacidade de perceber e que possam, sem dizer uma só palavra, servir de luz e força para seus alunos". ( Daisaku Ikeda)

Dia difícil.

Tem dia que a aula tá preparada agente tá com uma vontade enorme ,mas os alunos não.Logo ao entrar na sala ao pedir para um aluno sentar ele já vem com aquele:Vc não manda em mim!!!Os outros todos estavam agitados.Hj não era dia pra contúdo.Preferi uma conversa.Uma boa conversa.Fui muito sinsera com eles .Professor não é inimigo de aluno!Eles me ouviram 50 minutos falando sobre VIDA e  não sobre matemática.Ouviram atentos e em silêncio.E eu nem precisei brigar para isso .Foi natural. As vezes acho que aluno não vai a escola atrás só de  conteúdo acadêmico.Estão procurando  o sentido da vida.Alguém para ouvir seus gritos de socorro. "A transferência de conhecimentos não é,e nunca poderá ser,o objetivo da educação,de acordo com Makiguti.Na verdade,o objetivo da educação é orientar o prcesso de aprendizagem,colocando a responsábilidade nas mãos do próprio estudante. " ( Educação Para uma vida Criativa,introdução ,pag 24)